Projeto

Seminário Projeto Madalena Caramuru

A biblioteca pública é o equipamento cultural mais presente nos municípios em todo o Brasil. Mais disponível do que museus, teatros, cinemas, galerias.

Demandas urgentes de bibliotecas públicas em Goiás, desafios do atendimento durante a pandemia da COVID-19 e projeções futuras estão entre os temas contemplados no diagnóstico realizado pelo Projeto Madalena Caramuru ─ ação de apoio à gestão de bibliotecas públicas no Estado. O relatório final, resultado do trabalho de capacitação realizado em parceria com 22 municípios, será apresentado no Seminário de Encerramento, no dia 26 de março de 2021, às 14 horas, nos canais da NegaLilu.

Realizado pela NegaLilu Editora e pela Casa da Cultura Digital, com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, o Projeto Madalena Caramuru foi concebido em duas etapas. A primeira manteve o foco na circulação da produção-gráfica literária e qualificação da cadeia produtiva do livro em Goiás, por meio da realização da feira e-cêntrica 2020. O evento ocorreu nos dias 7 e 8 de março, na Vila Cultura Cora Coralina, em Goiânia, uma semana antes da vigência dos decretos de isolamento social.

A etapa 2 do projeto concentrou-se na capacitação de gestores para o fortalecimento da biblioteca pública em Goiás. Os trabalhos se desenvolveram on-line ao longo de 70 horas, distribuídas em seminários, oficinas e encontros sistemáticos dos Grupos de Trabalho. Ao final das atividades, 22 municípios receberão certificação da Universidade Federal de Goiás, por meio de projeto de extensão. Deste total, 19 são bibliotecas públicas e integram o diagnóstico que será apresentado no dia 26 de março.

A equipe técnica do Projeto Madalena Caramuru investigou temas recorrentes, melhores práticas e traços de inovação nas ações culturais, na estrutura física e tecnologias, no acervo, na gestão, no comportamento dos equipamentos culturais durante a pandemia, entre outros aspectos. O produto deste trabalho é o “Relatório Final do Projeto Madalena Caramuru e as demandas urgentes de bibliotecas de Goiás”, que será formalmente entregue ao poder público em âmbito federal, estadual e municipal. Antes, o documento será apresentado à sociedade no Seminário de Encerramento, com participação de representantes do Ministério do Turismo, Secretaria Estadual de Cultura de Goiás e secretários municipais.

“A capacitação teve como objetivo principal despertar nestes gestores o sentimento e a percepção de que a biblioteca pública é um equipamento cultural fundamental para a sociedade. Lidando com as dificuldades diárias de gestão, muitas vezes esta noção se perde e as ações para a leitura acabam fragilizadas, podendo até ser esquecidas pela Prefeitura”, comenta Larissa Mundim, coordenadora do Projeto Madalena Caramuru.

 

PROGRAMAÇÃO 

14h – Abertura │ Larissa Mundim, coordenadora geral
14h15 – Exibição do documentário da Etapa 1 do Projeto Madalena Caramuru: Feira e-cêntrica 2020
14h30 – Representante dos gestores das bibliotecas públicas participantes do programa de capacitação do Projeto Madalena Caramuru │ Helena Carvalho (Biblioteca Municipal Professor Josino Bretas de Caldas Novas)
15h – Apresentação do diagnóstico de bibliotecas públicas de Goiás
15h30 – Avaliação da equipe técnica do programa de capacitação │ Geisa Müller, coordenadora
16h – Representante do governo do Estado de Goiás │ Secult
16h15 – Representante do governo federal │ Diretoria do Livro e da Leitura │ Ministério do Turismo
16h50 – Ato de entrega do “Relatório Final do Projeto Madalena Caramuru e demandas urgentes de bibliotecas públicas de Goiás”. Considerações finais
17h10- Narração de história: Madalena Caramuru │ Cia ju cata-histórias
17h30 – Encerramento

 

Fonte: https://nossogoias.org/2021/03/23/projeto-madalena-caramuru-divulga-diagnostico-sobre-bibliotecas-publicas-em-goias/