Projetos de Extensão da Biblio

Projetos de extensão desenvolvidos pelos professores de Biblioteconomia da UFG

Profa. Dra. Lais Pereira de Oliveira

• Capacitação em análise temática da informação e estruturação de resumos.

Resumo: Constitui projeto de extensão voltado à capacitação em análise temática da informação e estruturação de resumos. Enquanto ação contínua de caráter educativo permite articular ensino e extensão, a partir da transferência de conteúdos abordados em disciplina ministrada na graduação, com foco em indexação de assunto e estruturação de resumos documentários.

• Roda de Conversa em Classificação.

Resumo: Constitui evento de extensão pautado na interação academia - mercado de trabalho, tendo por base a troca de experiência e a exposição de práticas na área de organização da informação, especificamente no âmbito da classificação documentária, junto a discentes da Biblioteconomia. Enquanto ação contínua articula ensino e extensão, além de favorecer a congregação de bibliotecários e futuros profissionais do campo.

Profa. Dra. Maria das Graças Monteiro Castro

• A Biblioteca LIBRIS e aprendizagem em tempos remotos: solução tecnológica de ações de promoção e mediação dos processos de leitura na escola.

Resumo: Este laboratório possui duas bibliotecas de referência na literatura para a infância com acervo composto por mais de 10 mil títulos, que são ambientes de ensino, pesquisa e extensão. Vale destacar que em 2019 este laboratório foi contemplado com o Prêmio Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livro (IPL). Diante deste cenário, este projeto de pesquisa estrutura-se a partir da concepção e desenvolvimento de uma plataforma tecnológica de mediação de processos de leitura para a infância contemplando as necessidades formais da escola e da dinâmica do contexto familiar.

• Análise da produção editorial brasileira para crianças e jovens - prêmio FNLIJ.

Resumo: Avaliação da produção editorial brasileira para crianças e jovens para a premiação anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil / FNLIJ nas categorias: O Melhor para Criança, distinção máxima concedida aos melhores livros infantis e juvenis, que hoje conta com diversas categorias: Criança, Jovem, Imagem, Poesia, Informativo, Tradução Criança, Tradução Jovem, Tradução Informativo, Tradução Reconto, Projeto Editorial, Revelação Escritor, Revelação Ilustrador, Melhor Ilustração, Teatro, Livro Brinquedo, Teórico, Reconto e Literatura de Língua Portuguesa.

• XXI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias : Biblioteca universitária: tradição, práticas e inovações .

Coordenador: Maria de Souza Lima Santos

Resumo: O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) está consolidado como um dos maiores fóruns de discussão dos profissionais da área de informação, em especial dos que trabalham no âmbito acadêmico. Ao longo de seus 40 anos, esse evento tornou-se o espaço propício à reflexão, debate, produção de conhecimento e informação. Realizado com intervalos de três a dois anos representa uma oportunidade ímpar para o intercâmbio de informação e aproximação entre profissionais dos mais diversos estados do Brasil e até do exterior. A XXI Comissão Brasileiras de Bibliotecas Universitárias (SNBU) será realizado na cidade de Goiânia, Goiás, e terá sua promoção viabilizada pela Universidade Federal de Goiás por meio do Sistema de Bibliotecas da UFG e da Faculdade de Informação e Comunicação/Curso de Biblioteconomia. A fonte de financiamento do projeto será de responsabilidade da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF). Alicerçada através do convênio institucional celebrado.

Profa. Dra. Andréa Pereira dos Santos

• Biblioteca comunitária na comunidade São José Aparecida de Goiânia.

Resumo: Este projeto tem como objetivo a implantação de biblioteca comunitária na igreja.

• Café com Leitura

Resumo: O Café com Leitura(s) é um projeto multidisciplinar que tem por objetivo promover debates sobre as diversas práticas de leitura, o mesmo é realizado pelo Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) em parceria com o Instituto de Estudos Sócio-Ambientais- (IESA), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Todos os anos são promovidos eventos relacionados à temática leitura, seja em formato de oficinas, palestras e seminários. Nossos principais eventos são: "Café com Leituras" e o "Seminário de Leitura(s), Espaço e Sujeito" que visam discutir as diversas leituras e como o espaço contribui para a formação e construção do sujeito leitor.

Prof. Dr. Filipe Reis Dias de Jesus

• Catalogação: compartilhando experiências

Resumo: O projeto tem como objetivo geral: compartilhar experiências de ações catalográficas (descrição, classificação, indexação e ordenação etc) com alunos, profissionais e professores envolvidos com a área de organização da informação, fomentando assim, um espaço de troca de experiências problemáticas e elucidativas do exercício catalográfico nos diversos tipos de unidades informacionais. Nesse contexto, faz-se conhecer possibilidades de atuação profissional e de aplicação dos seus conhecimentos efetivados com reflexão e crítica.

Profa. Dra. Lívia Ferreira de Carvalho

• Biblio em foco

Resumo: O projeto tem como objetivo fortalecer a imagem dos bibliotecários no estado de Goiás, por meio de ações que dêem visibilidade aos projetos desenvolvidos tanto pelo curso de Biblioteconomia da UFG, quanto pelos egressos do curso. A intenção é usar as mídias sociais para nos comunicar com a comunidade externa, esclarecendo as dúvidas sobre a profissão e também demonstrando o nosso fazer. Partimos da premissa, que a valorização de um profissional passa, necessariamente, pela validação social da profissão.