biliometria

Curso de Bibliometria e Indicadores Científicos - EAD

biliometria

 

Curso de Bibliometria e Indicadores Científicos

UFSCar abre nova turma de curso a distância em análise de informações

A UFSCar irá oferecer uma nova turma do curso de Bibliometria e Indicadores Científicos na modalidade a distância a partir de 4 setembro. O curso, pioneiro no país neste formato, é prático, rápido e com certificação. As vagas são limitadas.

Cada vez mais valorizada, a Bibliometria é uma técnica de análise de informações destinada à tomada de decisões, já que permite a análise de indicadores sobre a produção científica e tecnológica a partir da quantificação de volumes significativos de informações disponíveis em bases de dados.

Os alunos do curso serão capacitados para compreender e analisar indicadores por meio de ferramentas automatizadas com atividades teóricas e práticas. Podem se inscrever bibliotecários e outros profissionais da informação que atuam, por exemplo, em Instituições de Ciência e Tecnologia, empresas de base tecnológica, consultorias, e demais interessados.

Daniel Giacometti Amaral, diretor da NanoBusiness Informação e Inovação e aluno do curso, conta que teve sua primeira experiência com educação a distância por meio desta formação. "A metodologia proposta e a estrutura do programa facilitam muito o ensino, permitindo conciliar o estudo com minha rotina de trabalho. Em poucas semanas no curso já conseguia aplicar diversos aprendizados. O conteúdo de qualidade e a interação direta e constante com os professores permitiram uma experiência muito construtiva", relata.

Professores renomados da UFSCar e também especialistas do setor empresarial, com mais de 20 anos de experiência, são os responsáveis pelas aulas, que são compostas por exercícios de coleta e análise de informações, envolvendo a aplicação de conceitos da Bibliometria por meio da utilização de ferramentas computacionais(VantangePoint 5.0, UCINET, NETDRAW e GEPHI), simulando situações reais, característica peculiar desse curso. O material didático é composto por vídeo-aulas, tutoriais, textos e apresentações e ficará disponível aos participantes no ambiente virtual de aprendizagem.

Os interessados devem se inscrever até o dia 30 de agosto de 2017 por meio do site www.bibliometria-5.faiufscar.com. O curso, que tem duração de três meses (120 horas), é oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar e gerenciado pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade. Mais informações pelo e-mail veralui@ufscar.br.