Weby shortcut
fic2

Premiações

Atualizado em 12/04/16 15:45.

PREMIAÇÕES

 

Março 2015

 

Medalha Rubem Borba de Moraes – Profissional destaque 2014

Docente da FIC recebe prêmio por contribuições para a Biblioteconomia

A Bibliotecária Eliany Alvarenga foi escolhida por votação de bibliotecários

A professora Eliany Alvarenga de Araújo, vice-diretora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG e coordenadora do curso de Gestão da Informação, recebeu, na última semana, no auditório da Biblioteca Central da UFG, a Medalha Rubem Borba de Moraes. A docente foi escolhida por meio de votação para receber o prêmio, que é a maior comenda concedida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia. A entrega do prêmio integrou a programação em homenagem ao Dia do Bibliotecário em Goiás.

Professora Eliany Alvarenga de Araújo atua nos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. A docente desempenha importante contribuição à classe bibliotecária desde a sua formação em 1986, dando início a criação da Rede de Bibliotecas Públicas do Estado de Goiás.

Eliany Alvarenga atuou como vice-diretora da Biblioteca da Universidade Federal da Paraíba em 1992-1993, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e dirigiu o Departamento de Biblioteconomia da UFPB. Na UFG, ela é uma das idealizadoras do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Informação.

 

Outubro 2014

Prêmio RENATA Colômbia de Melhor Pôster da IV Conferência Internacional “Acesso Aberto, Preservação Digital, Interoperabilidade, Visibilidade e Dados Científicos” – BIREDIAL ISTEC 2014

Evento realizado em Porto Alegre (RS), de 15 a 17 de outubro de 2014.

 

Professoras Laura Vilela Rodrigues Rezende e Lais Pereira de Oliveira receberam o prêmio de melhor pôster em evento internacional

 

O pôster "Políticas e Planos de Preservação de Objetos Digitais nas Instituições Públicas Federais de Ensino Superior: panorama nacional, apresentado dentro do eixo temático "Preservação" durante a IV Conferência Internacional Acesso Aberto, Preservação Digital, Interoperabilidade, Visibilidade e Dados Científicos, foi premiado como o melhor pôster do evento. 

 

A premiação inclui a publicação do artigo na revista colombiana RENATA, bem como participação na 3ª Conferência Internacional sobre e-Ciência, a se realizar em Barranquilla (Colômbia), de 13 a 15 de maio de 2015, com transporte aéreo a partir de qualquer cidade da América Latina, hospedagem e alimentação no período compreendido de 12 a 15 de maio.

 

Agosto de 2014

Prêmio SBPC/GO – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, região Goiás.

 

Professor João de Melo Maricato é um dos docentes da FIC a receber o Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência 2014.

Três professores da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG) recebem o Prêmio da SBPC/GO – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, regional Goiás, pela orientação de trabalhos acadêmicos e contribuição à popularização do conhecimento científico.


CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

4º - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA BIBLIOTECAS ESCOLARES COMO FERRAMENTA PARA O AVANÇO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA. Marcio Luiz Fernandes Barbosa. Orientador: João de Melo Maricato

 

Março 2014

Medalha Rubem Borba de Moraes – Profissional destaque 2013

Docente da FIC recebe prêmio por contribuições para a Biblioteconomia

 

Luciana Cândida da Silva, professora da FIC/UFG, foi escolhida por meio de votação para receber o prêmio, que é a maior comenda concedida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia. 

A professora Luciana Cândida da Silva, do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás, recebeu a Medalha Rubens Borba de Moraes do Conselho Regional de Biblioteconomia - 1ª Região. A solenidade de entrega da honraria ocorreu no dia 12, às 11h, no auditório da Biblioteca Central da UFG.

 

Outubro 2011

Tese do IAU recebe menção honrosa no Prêmio Teses Destaque USP

Docente recém-concursado na FIC recebe prêmio de tese destaque na USP

 

João Maricato, docente do curso de Biblioteconomia da Facomb/UFG, recentemente contratado, conquista o Prêmio Tese Destaque USP 2011 na área de Ciências Sociais Aplicadas.

 

O professor João de Melo Maricato, do curso de Biblioteconomia da Facomb/UFG, recebeu o prêmio de melhor tese da área de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de São Paulo. O trabalho intitulado "Dinâmica das relações entre ciência e tecnologia: estudo bibliométrico e cientométrico de múltiplos indicadores de artigos e patentes em biodiesel”,orientado pela professora Daisy Pires Noronha, foi agraciado com o"Prêmio Tese Destaque USP 2011". 

 

Este prêmio foi criado neste ano para celebrar os 100 mil títulos da pós-Graduação da USP. As premiações foram distribuídas para cada uma das nove grandes áreas do conhecimento. Foram distribuídos um prêmio e duas menções honrosas para cada grande área.

 

As comissões foram compostas por integrantes da USP e de outras universidades , que avaliaram a relevância cultural, rigor metodológico e impacto na área e na sociedade.

 

Segundo Asa Fujino, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo, a tese do João Maricato destaca-se pela qualidade em face da dimensão dos concorrentes, muitos deles oriundos de vários programas com nota 7 (conceito máximo). “É motivo de orgulho para nós, do PPGCI/USP, e quero compartilhar com todos por entender que é uma conquista da Ciência da Informação no âmbito da grande área Ciências Sociais Aplicadas", declarou.

 

O diretordf da Facomb, professor Magno Medeiros, afirmou que a faculdade sente-se orgulhosa de ter em seu quadro docente efetivo um professor com reconhecida competência acadêmica e científica.

 

Quem é João Maricato

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2010). Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2002). Atuou em instituições públicas e privadas, como a Tecumseh do Brasil, Centro Técnico Aeroespacial (CTA/IFI), Universidade Estadual Paulista (UNESP). Lecionou no curso de Bacharelado em Biblioteconomia das Faculdades IMAPES. Atualmente é docente na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, Universidade Federal de Goiás (FACOMB/UFG). Participou de dezenas de cursos e eventos na área de Ciência da Informação, Comunicação, Tecnologia da Informação, Educação, etc. Atua, especialmente, na áreas de Bibliometria e Cientometria, suas aplicações e interfaces.

 

 

 

Listar Todas Voltar