Biblioteconomia na UFG

O curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) criado desde a década de 1980, tem duração mínima de 4 anos, divididos em 8 semestres letivos. Atualmente, o curso se propõe a formar profissionais que possam atuar nos campos Social, Educacional e Cultural, independente do ambiente informacional que estejam inseridos (as).

Assim, a função social compreende o profissional como agente social, que pode democratizar as informações e mediar essa ação para a produção de saberes. A função educacional, define o (a) bibliotecário (a) como formador (a) de leitores (as), pesquisadores (as) e orientadores (as) da pesquisa escolar. E a função cultural, estabelece a formação de profissionais para a diversidade na produção e manifestações culturais por meio dos serviços, produtos e ações nos ambientes de informação.

Dito isso, para atender a esses campos, a formação em Biblioteconomia na UFG é estruturada em cinco eixos temáticos: Administrativo, Técnico, Tecnológico, de Fundamentos e Metodológico. Esses eixos, constituídos por várias disciplinas, possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências para que o (a) bibliotecário (a) possa enfrentar e resolver problemas diversos na sua prática profissional.

No dia 12 de Março, no qual comemoramos o dia do (a) Bibliotecário (a), ressaltamos o compromisso do curso em formar não apenas profissionais, mas cidadãos (ãs) críticos (as) e reflexivos (as), capazes de compreender as diferentes necessidades de informação dos sujeitos e disponibilizar produtos e serviços que contribuam para o desenvolvimento social.