Trabalho de Conclusão de Curso

O curso de biblioteconomia conta com as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I (TCCI) e Trabalho de Conclusão de Curso II (TCCII).

O trabalho de conclusão de curso ou monografia é uma etapa pelas quais o graduando deve passar. Além de ser pré-requisito para obtenção da titulação do ensino superior, é uma oportunidade do estudante dedicar-se a um tema que considere pertinente dentre seus estudos da graduação.

Este é um momento próprio para a escolha do tema, delineamento de um problema, para ir em busca de fontes adequadas para a investigação, para desenvolver sua escrita, sua argumentação. E, nesse percurso já poderá contar com a presença de um pesquisador mais experiente: o Orientador.

A coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso I e II objetiva orientar o  estudante no processo de definição de professor-orientador  e acompanhar o mesmo durante a elaboração e apresentação do trabalho. Visando alcançar êxito nestes objetivos, desenvolvemos, no inicio da disciplina TCCI, o Seminário de Apresentação de Temas e problemas de pesquisa dos estudantes aos docentes do curso. A partir da definição desta orientação fazemos o acompanhamento das atividades de orientação por meio de solicitações dos estudantes e professores-orientadores, visando sempre proporcionar um ambiente de pesquisa produtivo e competente para os mesmos. Neste sentido a coordenação de TCC apresenta para docentes e discentes envolvidos com a disciplina o seguinte roteiro para avaliação dos alunos:

Em termos do TCCI, sugerimos o seguinte fluxo de trabalho:

Definição do tema = 1 ponto

Problematização (observar redação e viabilidade) = 1 ponto

Objetivos: geral e específicos (observar redação e viabilidade) = 1 ponto

Revisão de Literatura (observar redação, atualidade, ampla cobertura do tema pesquisado e normalização da ABNT) = 4 pontos

Metodologia (Delimitação do campo de pesquisa, classificação da pesquisa, etapas e técnicas utilizadas) = 3 pontos

Em termos do TCC2, sugerimos o seguinte fluxo de trabalho:

Julho: Elaboração de instrumentos de coleta de dados

Agosto: Pre-teste do(s) instrumento(s) de coleta de dados

Setembro: Coleta dos dados

Outubro: Análise e interpretação dos dados

Novembro: Redaçãofinal e normalização do TCC

No momento de realização do TCC2 organizamos, em conjunto com a Comissãode TCC da FACOMB, as apresentações finais dos TCCs. Por meio destas ações a coordenação de TCC do Curso de Biblioteconomia FASCOMB/UFG objetiva proporcionar um ambiente de pesquisa produtivo e competente para nossos discentes e docentes.