Informações gerais

O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina que tem por finalidade permitir ao aluno ter contato e visão práticos quanto aos conteúdos e teorias ministradas e aprendidas ao longo de sua graduação. Em seu atual formato, ele é aplicado aos alunos que se encontram no 8º e último período do curso (o pré-requisito para a realização do mesmo é o discente ter cumprido uma carga horária mínima de 864 horas/aula de disciplinas de Núcleo Comum e 236 horas/aula de disciplinas de Núcleo Específico da área).

Nesta disciplina, os discentes/estagiários deverão realizar um projeto em um local que necessite das habilidades e competências de um bibliotecário (bibliotecas, centros de documentação, CDIs, escritórios e afins). Para a realização deste projeto, é necessária a presença de um profissional formado na área (Biblioteconomia preferencialmente), para supervisionar as atividades diárias relativas ao projeto e do acompanhamento de um professor do curso para orientação quanto as diretrizes e necessidades do projeto.

Esta modalidade de estágio tem por requisito o cumprimento de 192 horas/aula (que equivalem a 160 horas normais). Normalmente, este estágio é realizado entre os meses de Agosto e Novembro, diretamente em um dos locais de estágio que ofertaram vagas e dentro do projeto escolhido pelo discente/estagiário.

Para obter a aprovação nesta disciplina, além do cumprimento da carga horária acima estipulada, o discente/estagiário receberá avaliações periodícas de seu professor orientador e de seu supervisor de campo. Ao discente/estagiário também é exigida uma apresentação pública de seu projeto perante o corpo docente de Biblioteconomia, os supervisores de campo que ofertaram projetos para este estágio, os demais alunos do curso e a todos os interessados nos mesmos.

Desta forma o Estágio Curricular tem por objetivos principais:

• permitir a vivência profissional, na comunidade, visando contribuir para a formação do aluno através de experiências técnico-científicas, culturais e de relacionamento humano;
  • promover a articulação teoria/prática que deve ser iniciada e desenvolvida ao longo do curso; e
  • fornecer subsídios para questionamento, avaliação e reestruturação curricular.

Coordenadação de Estágio Supervisionado:  Prof. Dra. Maria de Fátima Garbelini.
    E-mail: mariagarbelini@gmail.com

Clique aqui para baixar o Regulamento para o Estágio Curricular Obrigatório.