Apresentação

O curso de Biblioteconomia da UFG  foi criado em 1980 e incorporado ao Departamento de Comunicação Social, constituindo-se área distinta, administrativa e academicamente, sendo reconhecido perante o Ministério da Educação em  2 de julho de 1985.

O curso tem o intuito de preparar profissionais competentes no planejamento, geração, recuperação e disseminação de produtos e serviços de informação de natureza técnica, científica, educacional, culturais e utilitárias registradas em documentos de qualquer tipo de suporte (impresso, audiovisual, magnético, digitalizado, eletrônico etc.) em âmbito local ou em redes.

Sua formação humanística ressalta a consciência das necessidades dos usuários ou de instituições de informação. O profissional é um dos principais agentes de transferência e mediação de informação como instrumento de transformação social. É capaz de aplicar e desenvolver atividades técnicas, documentárias e biblioteconômicas, conforme a realidade do meio e a capacidade técnico-econômica disponível.

O Bibliotecário será capaz de atuar nas seguintes áreas:

• Planejamento, organização e gerência de unidades de informação, bancos/bases de dados em rede ou isoladas, para a iniciativa pública ou privada, a partir de acervos documentais diversificados (livros, periódicos, materiais audiovisuais, documentos eletrônicos, etc.) utilizando técnicas de classificação, catalogação, indexação, armazenagem e disseminação;
  • Planejamento, organização e gerência de atividades culturais, educacionais e de lazer, vinculadas a unidades de informação públicas, privadas ou mesmo beneficentes.

Para tornar-se capacitado a desempenhar essas funções, o aluno estuda disciplinas como: Métodos e Técnicas de Pesquisa, História da Cultura e dos Registros do Conhecimento, Teorias da Comunicação, Teoria da Imagem, Representação Descritiva, Tecnologia da Informação, Automação em Unidades de Informação, Planejamento e Gestão de Unidades de Informação, Língua Portuguesa, Literatura, entre outras. A Universidade oferece como complementação de aprendizagem, cursos de Língua Estrangeira, que são imprescindíveis para a formação do futuro Bibliotecário. O aluno possui também a sua disposição Laboratório de Aprendizagem Prática denominado pelo Elabore. (Verificar com o professor João os nomes específicos dos laboratórios e / ou espaços).

Habilitação: Bacharelado

Unidade Acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (FIC)

Campus II Samambaia

Turno: Predominantemente matutino